Realizar pesquisa e desenvolvimento necessita que, além de conhecimento técnico, habilidades comportamentais estejam presentes na equipe de profissionais que realizam a inovação, pois, é da natureza de inovar estar exposto ao risco e a resistência à mudança. Não é uma tarefa simples, demanda vontade para consolidar projetos que na prática se alinhem ao que é esperado: ser uma estratégia eficiente de geração de valor, fundamental à prosperidade do negócio.
“A vantagem do projeto Megatrem foi contar com o time da Suzano, nosso cliente, que possui em sua essência, o direcionamento de startup, por isso a 100 anos é pioneira em ideias disruptivas e ao cuidado com pessoas e o meio ambiente, características que se alinham perfeitamente com nosso braço de pesquisa e desenvolvimento”, comenta Gustavo Cesca, diretor comercial da Manos Implementos.
A Suzano, comprou, antes do implemento, a nossa proposta de trazer formatado ao mercado florestal brasileiro o conceito das grandes composições que suportam alta capacidade de carga, especialidade da nossa parceira exclusiva Kennedy Trailers, que na Austrália a mais de 30 anos é conhecida por suas configurações robustas de “Road Trains” que transportam de 120 a 500 toneladas de carga.
Luciano Venancio, gerente de projetos da Suzano, foi responsável por dar vida à proposta com um escopo bem definido: aumentar a produtividade da indústria por meio de uma movimentação mais dinâmica de madeira, utilizando a infraestrutura de estradas da fazenda do projeto Cerrado. “Nosso desafio foi produzir um implemento diferenciado, que não trafega em rodovias, preparado para operação off-road, resistente e transportando muita carga. Assim nasceu o Megatrem”, destaca Cesca.”
O Megatrem é fabricado todo em chassi heavy-duty, formado por três semirreboques, 3 eixos cada um dimensionado para transportar 80 toneladas de carga, mais dois dollys 3 eixos, totalizando uma carga líquida de 240 toneladas, otimizadas devido ao desenho curvo do chassi e ao sistema de suspensão super rebaixado, gerando assim um centro de gravidade mais baixo ao implemento em relação ao solo, maximizando a aderência e a estabilidade do caminhão, evitando derrapagem em subidas e aumentando o poder de arrancada em todo tipo de terreno.
“Com o foco em estruturar e operacionalizar projetos inovadores no Mato Grosso do Sul, temos o objetivo de aumentar a competitividade e sustentabilidade do nosso negócio. O Megatrem, entre suas características de desempenho e inovação utiliza tecnologia avançada de engate automático e sistema de freios estacionários, permitindo o desacoplamento carregado, sem riscos operacionais. Isso nos permite maior disponibilidade na operação, viabilizando a tomada de ação rápida para que o transporte nunca pare”; comenta Luciano Venancio, responsável por inovação no projeto Cerrado.
Composições de grande porte reduzem o volume de caminhões circulando em rodovias, otimizando custos operacionais e de manutenção; princípios que estão em coesão com o ESG, pois minimizam riscos de acidentes, promovem a redução na emissão de gás carbônico e o menor consumo de combustível; ou seja, apoiam a responsabilidade social, além da sustentabilidade ambiental e econômica.
“Este é um avanço importante para a logística de alta performance. Os estudos para o Megatrem são promissores. O uso de dolly com quadro direcional e quinta-roda elimina o atrito entre o pino-rei e a mesa de apoio, reduzindo a necessidade de lubrificação e ajuste. Além disso, o desacoplamento independente reduz nossos custos com manutenções preditivas e corretivas, gerando excelentes índices de SLA”, conclui Pierre Provete, consultor de excelência operacional da Suzano.
Para o projeto do Megatrem, Pierre atuou ativamente, pois, por mais que a equipe de desenvolvimento estivesse organizada, a expertise e proximidade com a área de excelência operacional foi fundamental para superar os desafios em campo, avaliando conceitos e as oportunidades na prática. Este é mais uma inovação entre Suzano e Manos para prover soluções logísticas para todo o transporte florestal.
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